Pedro Rocha de Abreu Filho faz balanço de sua gestão como presidente da Ovinopar no quadriênio 2019/2023

Confira um retrospecto de sua gestão à frente da Associação, destacando avanços, desafios e o futuro da ovinocultura no Paraná

Em agosto de 2019, Pedro Rocha de Abreu Filho foi eleito pela primeira vez presidente da Associação Paranaense de Criadores de Ovinos (Ovinopar). De lá para cá, muitos projetos e desafios fizeram parte de sua gestão, que se encerra neste sábado (22/07), com a realização das eleições da nova diretoria para o quadriênio 2023/2027.

Ao olhar para trás, Pedro Rocha destaca o trabalho desafiador e a superação de dificuldades enfrentadas durante sua gestão. “A ovinocultura paranaense a longos anos vem buscando um espaço de destaque na proteína animal. Então, as maiores dificuldades encontradas nesses anos foram a falta de apoio das entidades governamentais e a formação da cadeia da carne ovina. Não que isso esteja resolvido, mas na nossa gestão nos aproximamos das entidades ligadas ao setor, onde pudemos colocar nossas ideias, bem como criar um projeto que venha servir e atender o estado na pecuária ovina, cita Pedro Rocha.

Entre as principais conquistas, destaca-se a consolidação da Ovinopar como uma associação mais estruturada e atuante. Parcerias com instituições como o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) foram fundamentais para impulsionar o crescimento da ovinocultura paranaense. “Hoje a Ovinopar está saneada, com uma estrutura administrativa e marketing. Estamos sendo vistos por outros estados como um modelo, fato que nos orgulha, mas temos muito a melhorar”.

Questionado sobre o crescimento no número de associados e novos criadores no estado, Pedro Rocha respondeu que, apesar de um crescimento expressivo de sócios, ainda há desafios em relação à união dos criadores. Ele acredita que, com maior coesão, será possível formar uma cadeia produtiva da carne ovina mais sólida e promissora.

Olhando para o futuro da Associação, Pedro Rocha deseja uma união ainda maior dos criadores, buscando um crescimento conjunto e o desenvolvimento da ovinocultura paranaense. “Uma das maiores dificuldades no setor da ovinocultura é a união dos criadores. Temos uma associação que busca uma melhoria constante, mas a adesão de novos sócios e criadores ainda é pequena. Creio que se tivermos mais união, atingiremos o objetivo. Mas pra isso todos têm que estar na mesma direção.

Perguntado sobre sua permanência na diretoria, Pedro Rocha confirma que continuará atuando de alguma forma, pois a ovinocultura está no seu sangue, e ele estará ao lado da nova diretoria, buscando o crescimento contínuo da atividade.

Por fim, Pedro Rocha agradece a todos os parceiros e associados que o apoiaram ao longo desses anos, destacando que o sucesso da gestão foi resultado da união e da dedicação de todos os envolvidos na Ovinopar. “Posso dizer que o sucesso de uma gestão foi a união e a partilha de ideias. Isso tudo tive na nossa gestão, assim, entendo que tudo que foi realizado foi o conjunto da diretoria que não mediu esforço para me apoiar, mesmo com trabalhos exaustivos, mas com gosto de satisfação pelo que realizamos, assim parabenizo todo esse maravilhoso grupo que me apoiou constantemente”, finaliza Pedro Rocha de Abreu Filho.

Instagram: @ovinopar | Facebook: Ovinopar

Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Crédito das fotos: Arquivo pessoal/Pedro Rocha de Abreu Filho

Leia outras notícias no site da Ovinopar

.