Julgamentos de ovinos são destaque na programação do 36º Show Rural Coopavel

A Ovinopar se prepara para apresentar o que há de melhor na ovinocultura durante a feira, que marca o início do Ranking Paranaense 2024

Julgamentos de ovinos é destaque na programação da 36ª edição da Show Rural Coopavel

A aguardada 36ª edição do Show Rural Coopavel, que ocorrerá de 05 a 09 de fevereiro no Parque Tecnológico de Cascavel/PR, promete ser um marco para a ovinocultura do Paraná, sendo a primeira etapa do Ranking Paranaense 2024, organizado pela Associação Paranaense de Criadores de Ovinos – Ovinopar. Pedro Rocha de Abreu Filho, Diretor de Marketing da entidade, destaca a importância do evento como uma vitrine para o setor, proporcionando uma oportunidade única dos criadores mostrarem a qualidade genética que impulsiona o crescimento da ovinocultura no estado.

Pedro Rocha enfatiza que a ovinocultura ganha visibilidade através do Show Rural Coopavel, que se destaca como um dos maiores eventos do agronegócio. “É uma oportunidade de demonstrar a ovinocultura, uma genética que ajuda a alavancar nossa criação. Todos os criadores buscam levar seus melhores exemplares, contribuindo com o desenvolvimento da ovinocultura”.

O Diretor de Marketing da Ovinopar compartilha a visão da importância do Show Rural Coopavel para o setor de ovinocultura na região. “O Show Rural abriu as portas para a ovinocultura, credenciando a Ovinopar a utilizar o espaço para demonstrar seus produtos. Trata-se de uma vitrine importante, auxiliando no fomento da região e nacionalmente. Essa é a primeira feira do Ranking Paranaense do ano, trazendo calor à ovinocultura para seguir em frente com nosso crescimento”.

Este marca o terceiro ano consecutivo da parceria entre a Ovinopar e o Show Rural Coopavel, e nesta edição, antecipa-se a presença de 10 distintas raças ovinas. Entre elas estão Dorper, White Dorper, Texel, Ile de France, Poll Dorset, Suffolk, Texel NC, Santa Inês, Hampshire Down e East Friesian. Adicionalmente, aguarda-se a participação de 15 criadores, incluindo alguns dos mais destacados e renomados do estado.

Pedro Rocha de Abreu Filho é Diretor de Marketing da Ovinopar e titular da Cabanha CPM – Foto: Arquivo Pessoal

Novidades e desafios da ovinocultura no Show Rural Coopavel 2024

Quando questionado sobre possíveis novidades para este ano, Pedro Rocha destaca que estão seguindo o mesmo padrão dos anos anteriores, mas buscam melhorias contínuas para criadores e tratadores. “A infraestrutura vem se aprimorando ano a ano, proporcionando uma experiência ainda melhor”.

Sobre os desafios e oportunidades para o setor de ovinocultura no Paraná, o Diretor de Marketing ressalta a contribuição das feiras de modo geral. “As feiras contribuem muito para a ovinocultura, permitindo contato com entidades governamentais e demonstrando um trabalho na busca da formação da cadeia produtiva. Isso vem melhorando as parcerias com órgãos como SEBRAE, IDR, SINDICATOS e COOPERATIVAS”.

Show Rural Coopavel 2024 espera movimentar até R$ 5,5 bilhões e reunir mais de 300 mil pessoas – Foto: Divulgação/Show Rural Coopavel

Importância do Ranking Paranaense e o futuro do setor

Ao abordar o impacto do Ranking Paranaense no desenvolvimento da genética ovina no estado, Pedro Rocha destaca a ferramenta como uma excelente oportunidade para os criadores mostrarem seus trabalhos e buscarem a melhoria contínua na genética. “O Ranking Paranaense é uma vitrine importante para o setor, contribuindo para a competitividade entre os criadores”.

Para o futuro, a Ovinopar estabeleceu metas de continuidade nas atividades do Ranking Paranaense, fortalecimento das parcerias com entidades governamentais e busca por fomento para a formação da cadeia produtiva. “Sabemos dos pontos negativos que não contribuem com o crescimento da ovinocultura, mas precisamos superar”, conclui Pedro Rocha de Abreu Filho.

Instagram: @ovinopar | Facebook:Ovinopar

Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Fotos: Divulgação/Cordeiro Medalha

Leia outras notícias no site da Ovinopar