Ovinos do Paraná se destacam na Expointer 2023

Criadores paranaenses conquistaram vários títulos em pista na Expointer 2023 e enfatizaram a qualidade dos animais em uma das maiores feiras agropecuárias do mundo

Ovinos do Paraná se destacam na Expointer 2023

Na Expointer 2023, reconhecida como uma das principais feiras agropecuárias da América Latina e do mundo, os ovinos do Estado do Paraná de destacaram em pista. Durante os julgamentos de ovinos, que ocorreram de 27 a 30 de agosto, no Parque Assis Brasil, localizado em Esteio (RS), um total de 980 ovinos de 15 distintas raças participaram deste evento. Dentre esses exemplares, os ovinos paranaenses, representados por 14 associados da Associação de Criadores de Ovinos do Paraná (Ovinopar), conquistaram merecidamente destaque pela sua excelência e qualidade.

Jorge Augusto Szczypior, presidente da Ovinopar, destacou o aumento expressivo no número de animais inscritos nesta edição, que chegou na marca de impressionantes mil ovinos. Segundo ele, os julgamentos de todas as raças ocorreram em pistas desafiadoras, nas quais os ovinos paranaenses se destacaram, conquistando diversos títulos. “Os criadores paranaenses voltaram para casa com vários títulos de Grande Campeão e Reservado de Grande”.

Ainda de acordo com o presidente, o número de participantes do Paraná na Expointer este ano foi expressivo, com a presença de diversos criadores estreantes que levaram seus animais, e ajudar a evidenciar a qualidade dos ovinos do estado. “O plantel paranaense está em constante evolução, com o aumento do número de criadores, melhoria na qualidade genética e perspectivas brilhantes para o setor”, pontua Szczypior.

Com uma visão clara de fortalecer e expandir a ovinocultura no estado, a Associação tem desempenhado um papel essencial nesse processo, consolidando-se como uma entidade de referência no setor. Sua atuação estratégica tem fomentado o crescimento do número de criadores, aprimorado a qualidade genética dos ovinos e mantido a perspectiva de contínuo progresso.

O compromisso da Ovinopar em buscar a excelência e promover a valorização dos ovinos paranaenses é um testemunho da sua dedicação e contribuição inestimável para a indústria da ovinocultura no estado. Dessa forma, o sucesso dos ovinos do Paraná na Expointer 2023 não apenas celebra a qualidade dos animais, mas também evidencia o compromisso e dedicação dos criadores paranaenses em elevar constantemente os padrões do plantel paranaense de ovinos.

Por fim, vale destacar que a Expointer 2023 não valheu como etapa do Ranking Paranaense 2023, promovido pela Ovinopar. Contudo, sabemos da importância do evento e, por isso, estamos divulgando aqui os resultados obtidos por nossos associados nos Grandes Campeonatos de suas respectivas raças.

Confira os resultados dos associados da Ovinopar nos Grandes Campeonatos da Expointer 2023

GRANDE CAMPEONATO – FÊMEAS – DORPER
GRANDE CAMPEÃ DCM MP2 SIMONE BILES TE 587         
RESERVADA DE GRANDE CAMPEÃ DCM TRULY TE 632    
AMBOS ANIMAIS DO CRIADOR E EXPOSITOR PEDRO ORTIZ, DA CORDEIRO MEDALHA
GRANDE CAMPEONATO – MACHOS – DORPERRESERVADO DE GRANDE CAMPEÃO DCM BOMBAY BOLT TE 756 DO CRIADOR E EXPOSITOR PEDRO ORTIZ, DA CORDEIRO MEDALHA
GRANDE CAMPEONATO – POLL DORSET
RESERVADA DE GRANDE CAMPEÃ PANDA 4163 
GRANDE CAMPEÃO PANDA 4142     
       DO CRIADOR E EXPOSITOR PAULO ROBERTO S. DZIERWA, DA FAZENDA SERRANA
GRANDE CAMPEONATO – FÊMEAS – TEXEL PO
RESERVADA DE GRANDE CAMPEÃ GRAN RESERVA PO-BRA IA 1037
DO CRIADOR E EXPOSITOR RIBEMAR EMPREENDIMENTOS AGROPEC.IMOBILIÁRIOS S/A, DA TEXEL GRAN RESERVA
GRANDE CAMPEONATO – MACHOS – TEXEL NCO
RESERVADO DE GRANDE CAMPEÃO CABANHA QUITANDINHA NC 08      
DO CRIADOR E EXPOSITOR CLAUDINEI DOMBROSKI, DA CABANHA QUINTANDINHA
GRANDE CAMPEONATO – MACHOS – WHITE DORPER
GRANDE CAMPEÃO GILAVERTE 305W    
DO CRIADOR E EXPOSITOR MANUEL TIMOTEO GILAVERTE MONTULL, DA CABANHA DO ESPANHOL
GRANDE CAMPEONATO – FÊMEAS – WHITE DORPER
GRANDE CAMPEÃ GILAVERTE 322W       
DO CRIADOR E EXPOSITOR MANUEL TIMOTEO GILAVERTE MONTULL, DA CABANHA DO ESPANHOL

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DA EXPOINTER 2023

Instagram: @ovinopar | Facebook: Ovinopar

Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Crédito das fotos: Divulgação

Leia outras notícias no site da Ovinopar