Ovinopar eleva expectativas com o Ranking Paranaense 2024

Associação Paranaense de Criadores de Ovinos prepara-se para uma série de etapas ranqueadas, impulsionando a ovinocultura no Paraná

Ovinopar eleva expectativas com o Ranking Paranaense 2024

A Associação Paranaense de Criadores de Ovinos (Ovinopar) está empenhada em promover a ovinocultura no estado, e o Ranking Paranaense 2024 é uma das suas principais iniciativas. Com o objetivo de promover as raças registradas pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), bem como os criadores e expositores de ovinos do Paraná associados à entidade, a competição visa não apenas reconhecer os melhores exemplares, mas também impulsionar o desenvolvimento das raças e promover o intercâmbio de experiências entre os criadores.

Neste ano, a Ovinopar já confirmou a realização de nove etapas, duas a mais do que no ano anterior, demonstrando um compromisso renovado com o setor. Além disso, a expectativa é de que mais duas feiras sejam adicionadas ao calendário de 2024, conforme revelado pela diretoria da associação. Contudo, essas etapas ainda estão em fase de formalização de alguns tramites antes de serem reveladas a todos.

A primeira etapa ranqueada do ano ocorreu durante o 36º Show Rural Coopavel, realizado de 05 a 09 de fevereiro, em Cascavel/PR. O evento recebeu 174 animais de 10 raças ovinas (Dorper, Ile de France, Ile de France Naturalmente Colorido, Hampshire Down, Poll Dorset, Santa Inês, Suffolk, Texel, Texel Naturalmente Colorido e White Dorper) e atraiu mais de 391 mil visitantes, impulsionando vendas e visibilidade da ovinocultura estadual.

Pedro Rocha de Abreu Filho, Diretor de Marketing da Ovinopar, enfatizou a importância do evento como uma vitrine para o setor, destacando os resultados positivos alcançados. “Sem dúvida, o Show Rural foi uma vitrine importante para a ovinocultura. Desta forma, vamos alcançando nossos objetivos. É um trabalho com resultado paulatino, mas traz um excelente resultado”.

Em seguida, as etapas do Ranking Paranaense 2024 desenrolaram-se simultaneamente durante a ExpoUmuarama, de 7 a 17 de março, em Umuarama/PR, e a Expobel, de 9 a 17 de março, em Francisco Beltrão/PR. Mesmo diante do desafio logístico de abranger duas feiras localizadas a uma distância de aproximadamente 500 km, a Diretoria da Associação demonstrou seu compromisso ao se desdobrar para garantir a presença e apoio em ambos os eventos, reforçando assim o empenho da Ovinopar em atender às demandas de diferentes regiões do estado.

Próximas etapa do Ranking Paranaense 2024

Agora, a atenção se voltará para a ExpoLondrina, que acontecerá de 5 a 14 de abril, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina/PR, prometendo ser mais um evento de destaque no calendário do agronegócio do Paraná. Com a presença de diversas raças, como Crioula, Dorper, Hampshire Down, Ile de France, Santa Inês, Poll Dorset, Texel, entre outras, a ExpoLondrina 2024 será uma oportunidade única para os criadores mostrarem a qualidade genética que impulsiona o crescimento da ovinocultura no estado.

Além disso, a participação de jurados internacionais e a realização de julgamentos em espaço coberto demonstram o compromisso da Ovinopar com o bem-estar animal e a excelência técnica. Por enquanto, algumas Associações de raças já estraram em contato para que a ExpoLondrina seja sede de etapas ranqueadas, sendo elas ABCDorper, ABCIF, ABCOHD, ABCONC, ABSI, ABCOS e BRASTEXEL.

Por fim, Pedro Rocha de Abreu Filho destaca o convite aos criadores de ovinos para participarem deste importante evento, que reflete o crescimento e a evolução da ovinocultura no Paraná. “Através do ExpoLondrina 2024, a associação busca consolidar o estado como um polo de referência na criação de ovinos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor”, finaliza.

Agenda de etapas do Ranking Paranaense 2024

  • Show Rural Coopavel, 05 a 09 de fevereiro, em Cascavel/PR
  • ExpoUmuarama, 07 a 17 de março, em Umuarama/PR
  • Expobel, 09 a 17 de março, em Francisco Beltrão/PR
  • ExpoLondrina, 05 a 14 de abril, em Londrina/PR
  • Expoivaí, 18 a 21 de abril, em Ivaí/PR
  • Expoingá, 09 a 19 de maio, em Maringá/PR
  • Expogoio, 08 a 12 de agosto, em Goioerê/PR
  • ExpoFazenda, 21 a 25 de setembro, em Fazenda Rio Grande/PR
  • ExpoIpiranga – 05 a 08 de dezembro, em Ipiranga/PR

Instagram: @ovinopar | Facebook:Ovinopar

Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Fotos: Divulgação/Ovinopar

Leia outras notícias no site da Ovinopar