Ovinocultura é destaque na programação da 2ª ExpoFazenda

Feira sedia mais uma etapa do Ranking Paranaense 2023, promovido pela Ovinopar

ExpoFazenda ovinocultura

O município de Fazenda Rio Grande (PR) sedia a partir desta quarta-feira (20/09) até domingo (24/09) a 2ª edição da ExpoFazenda. A ovinocultura, com a presença de animais de sete raças diferentes, será destaque na programação do evento, que ocorre no Centro Multieventos.

Durante a feira, a Associação Paranaense dos Criadores de Ovinos (Ovinopar), com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), sediará mais uma etapa do Ranking Paranaense 2023. O Médico Veterinário César Henrique Peschel Júnior será o jurado do evento.

Jorge Szczypior, presidente da Ovinopar, relata que, desde o início das conversas com a Secretaria de Agricultura da Fazenda Rio Grande, enfatizou o compromisso da Associação em promover o desenvolvimento da ovinocultura no Paraná. Esse objetivo se alinhou perfeitamente com o projeto da ExpoFazenda, que visa preencher a lacuna deixada pelo encerramento da Expotiba.

“Estamos sempre procurando junto aos órgãos governamentais projetos e recursos para auxiliar os criadores paranaenses a desenvolverem e implantarem sua criação de ovinos, seja ela grande ou pequena. A ExpoFazenda será uma grande oportunidade de mostrarmos todo o potencial genético existente no Paraná com animais de excelente qualidade e desenvolvimento”.

Ovinos do Paraná se destacam na Expointer 2023
Ovinos do Paraná se destacaram na Expointer 2023 – Foto: Divulgação

Crescimento da ovinocultura paranaense

Ainda segundo o presidente da Ovinopar, houve um aumento significativo da procura dos municípios paranaenses em sediar uma etapa do Rankinh Paranaense, promovido pela entidade. Para ele, isso é resultado do crescimento da pecuária ovina no Estado e em todo o território nacional, assim como do aumento das exportações da carne ovina.

“Observamos também a maciça presença do público nos pavilhões da ovinocultura nas feiras realizadas. Com relação a ExpoFazenda, fomos procurados para levar a etapa do Ranking Paranaense devido ao interesse dos criadores e associados da Ovinopar em pontuarem em mais uma etapa do ranking e por se tratar de um mercado novo, com muitos criadores de ovinos no município e um mercado a ser explorado para negócios de animais de genética para melhoramento dos rebanhos locais”, observa.

Atualmente, entre os associados da Ovinopar estão os melhores criadores da maioria das raças ovinas do estado, afirma Szczypior. Prova isso são os resultados obtidos por estes criadores nas principais feiras agropecuárias realizadas pelo território nacional, como, por exemplo, a Expointer.

Na edição deste ano do evento, associados da Ovinopar conquistaram vários títulos de campeões de categoria, além dos Grandes Campeonatos. Além disso, ovinos paranaenses também alcançaram resultados expressivos nas vendas em leilões realizados durante o evento.

Por fim, o presidente da Ovinopar lembra também que o grande resultado dessa procura por sediar etapas do Ranking Paranaense e os resultados obtidos nas feiras anteriores mostram que os criadores do Paraná estão no caminho certo. “Mostra que todo tempo e conversas dedicadas aos projetos para o desenvolvimento e fortalecimento da ovinocultura tem dado resultados positivos devido ao crescimento dos criadores e implantação de novas plantas frigoríficas pelo Estado”, finaliza.

Instagram: @ovinopar | Facebook: Ovinopar

Fonte: AgroEffective
Crédito da foto: Divulgação/Prefeitura de Fazenda Rio Grande

Leia outras notícias no site da Ovinopar