A jornada de sucesso da Cabanha Cordeiro Medalha na criação de ovinos Dorper e White Dorper

Conversamos com Pedro Ortiz, titular da Cordeiro Medalha, que nos contou a história e os segredos por trás do crescimento impressionante dessa cabanha, que culminou com o título de Melhor Criador e Expositor da Exposição Nacional da raça Dorper em 2023

A jornada de sucesso da Cabanha Cordeiro Medalha na criação de ovinos Dorper e White Dorper

Em 2013, o sonho da Cabanha Cordeiro Medalha começava a se delinear. No entanto, foi em 2014 que a jornada da criação de ovinos Dorper e White Dorper realmente decolou a partir do registro dos animais na Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO-Ovinos).

A propriedade, que fica localidade em Rolândia (PR), é resultado da sociedade entre o médico veterinário Pedro Ortiz, o seu pai, o médico urologista Roberto Ortiz, e o médico veterinário Ricardo Garcia. Além disso, a esposa de Pedro, Jéssica Miranda Ortiz, também trabalha na cabanha sendo responsável pela parte administrativa.

Em entrevista especial, Pedro Ortiz compartilhou conosco os detalhes da jornada da Cabanha Cordeiro Medalha, que se tornou uma história de sucesso no mundo da ovinocultura. Confira!

Cordeiro Medalha
Equipe Cordeiro Medalha

Início e paixão pelo melhoramento genético

A história de sucesso da Cordeiro Medalha começou com a ideia de atender à demanda de carne ovina na região em que a propriedade está localizada e, posteriormente, expandiu-se para produçaõ de reprodutores e matrizes, impulsionada pelo amor ao melhoramento genético. Pedro Ortiz, médico veterinário de formação, apaixonou-se pela raça Dorper e White Dorper em 2014, mergulhando de cabeça no estudo e aprimoramento das raças. Foi nesse momento que ele decidiu que a criação de ovinos das raças seria sua missão.

“Eu sou médico veterinário, sempre fiz minha faculdade focada em melhoramento genético. Meu pai e o Ricardo, que tem sociedade na Cordeiro Medalha, eles que incendiaram essa chama da ovinocultura. Na verdade, eu não tinha muito conhecimento, eu era mais do gado, porém, em 2014, eu me apaixonei pela raça Dorper. Comecei a estudar para entender sobre as raças”, lembra Ortiz.

Cordeiro Medalha
A Cordeiro Medalha recebeu o Prêmio de Melhor Criador e Expositor da raça Dorper na Exposição Nacional da raça em 2023

As raças Dorper e White Dorper: adaptação e potencial produtivo

A escolha das raças Dorper e White Dorper pela Cordeiro Medalha não foi por acaso. Pedro Ortiz destaca a capacidade de adaptação dessas raças a diversos climas e ambientes, bem como seu destaque na reprodução e ganho de peso.

“São animais exóticos também, que isso querendo ou não, é uma característica morfológica que acaba sendo comercial. A exoticidade da raça Dorper e White Dorper chama atenção. Mas elas são apaixonantes em todos os sentidos, tanto na produtivamente, quanto comercialmente”.

Grande Campeão Nacional do Futuro White Dorper 2022 DCM CHAMPIX
Dcm Hulk TE 50

Compromisso com o melhoramento genético

A Cordeiro Medalha encara o melhoramento genético com a máxima seriedade. A equipe trata o trabalho como um negócio e busca constantemente aprimorar a genética, o manejo e a qualidade dos animais. A paixão pelo Dorper e White Dorper é o motor que impulsiona todos os esforços.

“A gente se preocupa muito com cada detalhe, desde o acasalamento ao nascimento. Eu estou em constante aprendizado, sempre buscando aprender. Eu me atualizo, tanto que ano que vem vou para a África do Sul de novo. Vou ficar um tempo lá aprendendo mais, para trazer isso para cá, mas não pensando só na Cordeiro Medalha, mas pensando em todos os criadores da raça Dorper e White Dorper”, afirma Pedro Ortiz.

Precisando de um reprodutor para ser o chefe de cabanha, eles adquiriram, ainda novinho, o Kaiowas Perseus, que hoje é uma dupla tatuagem. “Em 2015, a gente o levou para a Exposição Nacional e foi Reservado Grande Campeão. E aí a gente já começou a ser conhecido pelos criadores. Em 2016, ele foi o Grande Campeão Nacional”.

A partir desse ponto, o negócio tornou-se consideravelmente mais sério na Cordeiro Medalha, embora já estivessem trabalhando de maneira comprometida, perceberam que era hora de dar um passo adiante. “Em 2017, concentramos nossos esforços em decidir nosso próximo passo, como adquirir matrizes e doadoras. Em 2016, já havíamos começado a coletar embriões em colaboração com o Sérgio Nadal. No ano seguinte, preparamos um time para participar do Exposição Nacional, embora nosso rebanho ainda fosse relativamente pequeno”, pontua Ortiz.

Cordeiro Medalha
Dcm Blue Chip – Reservado Grande Campeão Nacional Progênie de Pai em 2021 e pai da Grande e Reservada Grande Campeã Nacional de 2023

Conquistas de destaque

Os títulos de destaque da Cordeiro Medalha ao longo dos anos são impressionantes. Desde a conquista do grande campeonato nacional em 2017 com o DCM Hulk até as recentes vitórias na Expointer 2023, como o criador e expositor que mais pontuou de todas as raças de carne ovina e na 16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, onde foram premiados com os títulos de Melhor Criador e Expositor da raça Dorper. De fato, a cabanha tem colecionado títulos que refletem o reconhecimento de sua excelência genética.

“Em 2017, o DCM Hulk se consagrou como o Grande Campeão Nacional da raça em uma feira espetacular realizada em Valinhos. O evento contava com inúmeros exemplares e contou com a avaliação de um juiz sul-africano. Esse triunfo nos ajudou a manter nossa visibilidade, tanto do ponto de vista comercial quanto em termos de reconhecimento na área”.

Cordeiro Medalha Campeã Nacional - Dcm Trully Te 632
Campeã Nacional Dcm Trully Te 632

Sobre as atuais conquistas, Pedro Ortiz conta que ele e sua equipe estavam plenamente conscientes do árduo trabalho que empenharam ao longo do último ano. “Foi um período de intensa dedicação e superação, com reestruturações no time. Unimos nossas forças e, após meses de esforço incansável, chegamos preparados para o desafio. Obtivemos diversos títulos de grande destaque e conquistamos recordes notáveis”.

E Ortiz continua: “A Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper de 2023 contou com a maior participação de animais em pista e a Cordeiro Medalha alcançou uma pontuação histórica. Nas categorias fêmeas, conseguimos quatro campeonatos de um total de cinco possíveis. Nos machos, fomos bem-sucedidos em dois campeonatos, além de conquistarmos dois reservados campeonatos. O grande destaque foi a DCM Trully, que se tornou a Grande Campeã Nacional, seguida de perto pela DCM La Linda, como a Reservada Grande Campeã Nacional. Além disso, o DCM Colca Canyon foi coroado o Grande Campeão Nacional. Estamos orgulhosos do nosso desempenho, e agradecemos a Deus por essa conquista”.

Cordeiro Medalha Campeã Nacional 2023 - Dcm La Linda TE 897
Dcm La Linda TE 897

Um compromisso maior

Pedro Ortiz enfatiza que o compromisso do Cordeiro Medalha ultrapassa os limites de sua cabanha. Eles aspiram a deixar um legado para a ovinocultura, buscando constantemente melhorar e crescer, não apenas para si, mas para toda a comunidade de criadores da raça Dorper e White Dorper.

Bi-Campeão Nacional Dcm Blessbank TE 707

“Percebo que Deus me incumbiu de uma missão, que é dedicar-me a essas raças com profundo amor. Essa compreensão me trouxe uma paixão inabalável por esses animais, e estou disposto a fazer o máximo por eles. O retorno, seja em termos de títulos ou financeiramente, é fundamental, pois minha família depende disso. No entanto, nossa motivação não é puramente financeira; a paixão é o motor que nos impulsiona. Ela também inspira minha equipe. Trabalhar com o Dorper e o White Dorper não é apenas uma fonte de renda, é a realização de um propósito profundo. Quando descobri essas raças, percebi que havia encontrado meu verdadeiro chamado na vida. Trabalhar para essa raça me proporcionou recompensas além das minhas maiores expectativas”.

Sem dúvidas, a Cordeiro Medalha tem um papel essencial no fortalecimento e disseminação do conhecimento sobre a ovinocultura no Paraná e no Brasil. Seu compromisso com a qualidade, o melhoramento genético e a paixão pelo que faz têm impacto direto na evolução dessa indústria.

Dcm Colca Canyon

Um futuro ainda mais promissor

Com uma equipe comprometida, projetos ambiciosos e uma paixão ardente pela criação de ovinos Dorper e White Dorper, a Cordeiro Medalha vislumbra um futuro brilhante no qual eles continuam contribuindo para ovinos das raças cada vez melhores.

“Temos planos de expansão, mas, na verdade, buscamos melhorias contínuas. Recentemente, ampliamos as instalações da nossa cabanha, não apenas para aumentar o número de animais, mas para aprimorar a qualidade de vida deles. Além disso, temos diversos projetos ambiciosos em andamento, incluindo algumas surpresas que compartilharemos em breve. Esses planos não visam apenas nosso benefício pessoal, como também o bem-estar da ovinocultura e das raças Dorper e White Dorper como um todo. Nossa aspiração principal é continuar aprimorando, crescendo e aprendendo constantemente, para benefício de todos os envolvidos”, finaliza Pedro Ortiz.

Campeã Nacional Dcm Carolina Herrera TE 711

Instagram: @ovinopar | Facebook:Ovinopar

Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Fotos: Divulgação/Cordeiro Medalha

Leia outras notícias no site da Ovinopar