Diretor da Ovinopar e Membro do CDT participam de Feira Internacional no Paraguai
Pedro Rocha de Abreu Filho foi convidado para palestrar num seminário e falar sobre as qualidades das raças Dorper e White Dorper, já Amaro Mendes de Araújo atuou no evento como jurado de ovinos da raça Santa Inês
Pedro Rocha de Abreu Filho, diretor de marketing da Associação Paranaense de Criadores de Ovinos (Ovinopar), e Amaro Mendes de Araújo, membro do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da entidade, participaram recentemente da Feira Internacional da Pecuária, Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços no Paraguai. O evento, que começou em 6 de julho e vai até 21 de julho, ocorre na Associação Rural do Paraguai, na cidade de Mariano Roque Alonso, e é considerada a maior amostra do setor produtivo paraguaio e uma das mais significativas da América Latina.
Como criador das raças Dorper e White Dorper na Cabanha Poncho Molhado e presidente da entidade brasileira dessas raças ovinas, Pedro Rocha foi convidado a participar do Seminário Internacional Ovino 2024, promovido pela Asociación Paraguaya de Criadores de Dorper (APCDorper).
Durante o seminário, ele abordou a origem das raças, suas qualidades e benefícios, além do uso em cruzamentos industriais. “Foi uma experiência fantástica, onde pude aprender com amigos paraguaios e compartilhar experiências e conhecimento. Esse intercâmbio é fundamental para corrigir erros e promover acertos”.
Pedro Rocha também mencionou que o seminário discutiu diversos temas, incluindo genética e modelos de trabalho das associações brasileiras, além do controle genealógico, com um público entusiasmado em buscar conhecimento. “Pude ouvir os anseios dos criadores paraguaios que desejam aplicar os modelos que utilizamos, como regulamentos de feiras e rankings, além de promover uma feira nacional do Dorper e White Dorper. É gratificante ver um país vizinho buscando implementar o que fazemos”, destacou.
Um dos pontos mais debatidos durante a palestra, segundo Pedro, foram as expectativas em relação à exportação de material genético. Ele mencionou que já existe uma portaria deliberando sobre isso e agora é necessário estabelecer uma central reconhecida pelo MAPA para proceder com os protocolos.
Questionado sobre a importância de sua participação como representante de duas associações brasileiras de ovinos (Ovinopar e ABCDorper) no evento no Paraguai, Pedro Rocha avaliou como “um fato marcante e de muito orgulho” e acrescentou: “Pude falar do nosso modelo de trabalho, dos critérios e métodos que utilizamos. De certa forma, isso contribui para o avanço na formação da cadeia produtiva. Estamos à frente com um bom potencial genético, mas precisamos caminhar para um modelo de cruzamentos industriais, que é fator determinante para o desenvolvimento. Creio que essa é uma carência dos dois países, mas aos poucos vamos buscando empregar técnicas e maneiras que contribuam com a cadeia produtiva”, finaliza o diretor de marketing da Ovinopar.
Membro do CDT da Ovinopar no comando dos julgamentos da raça Santa Inês no Paraguai
O médico veterinário Amaro Mendes de Araújo, membro do Conselho Deliberativo Técnico da Ovinopar e inspetor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), esteve recentemente no Paraguai para julgar, pelo segundo ano consecutivo, a Exposição Nacional da raça Santa Inês. Esta foi sua quarta participação no país paraguaio julgando exposições de ovinos.
“Eu criei uma amizade muito boa com as associações de ovinos e criadores de lá, e tive a felicidade de ser chamado novamente para julgar. Foi muito bacana”, compartilha o jurado brasileiro.
Além de julgar, Amaro já chegou a ser convidado pelas associações paraguaias de ovinos para ministrar cursos no país. “Em 2022, fiz um curso para criadores e técnicos da raça Texel logo depois do julgamento. Depois, fiz um curso para técnicos da Associação Paraguaia de Criadores de Ovinos, semelhante à nossa ARCO. Mais recentemente, ministrei outro curso para técnicos na seleção de registros”, acrescentou Amaro.
Por fim, o médico veterinário fala sobre as suas impressões sobre a organização da Feira Internacional da Pecuária, Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços no Paraguai e a qualidade de ovinos do plantel paraguaio. “Os animais estão com uma melhor qualidade ano a ano! Ano passado estive na exposição e neste ano teve uma boa evolução, principalmente nos animais PC. A qualidade geral dos animais da raça Santa Inês no Paraguai é muito boal”, destacou Amaro Mendes de Araújo.
Instagram: @ovinopar | Facebook:Ovinopar
Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Fotos: APCSI e APCDorper
Leia outras notícias no site da Ovinopar